Faculdade Edufor

O SERVIÇO SOCIAL NO SOCIOJURÍDICO

O SERVIÇO SOCIAL NO SOCIOJURÍDICO

O SERVIÇO SOCIAL NO SOCIOJURÍDICO
  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Google Plus00
  • Compartilhar no Twitter

      Muitas pessoas têm dúvidas sobre o que faz o assistente social e as áreas que este profissional pode atuar. Pensando nisso, hoje resolvemos falar um pouco para os nossos leitores sobre o serviço social no setor sociojurídico. O termo “sociojurídico” é relativamente novo na profissão, surgiu a partir de uma iniciativa da editora Cortez ao publicar uma edição da revista Serviço Social & Sociedade nº 67, de 2001. Destaca-se que a publicação faz referência direta a este espaço porque busca centralizar toda intervenção desse profissional com o universo jurídico dos direitos, dos direitos humanos, direitos reclamáveis, acesso a direitos via Judiciário e Penitenciário. (BORGIANNI, 2004, p. 44 e 45).

        Quando falamos do sociojurídico no serviço social é importante destacar que compreende, além do judiciário, defensoria Pública, Ministério Público, sistema prisional e de segurança, organizações que executam medidas socioeducativas com adolescentes, , Segurança pública - instituições policiais,  entre outras (CFESS, 2014).

Segundo o CEFESS (2014) às atribuições do serviço social são:

·       Judiciário: Perícia e acompanhamento; Execução de serviços (atuação com penas e medidas alternativas na implementação da prestação de serviços à comunidade nas varas criminais); Rede/avaliação de políticas públicas (articulação com a rede socioassistencial, fiscalização de instituições de acolhimento e participação em comissões, fóruns, conselhos, grupos de estudos, no âmbito da esfera pública e privada); Recursos humanos; Assessoria institucional; Planejamento e organização do serviço social.

·       Ministério Público: Direito individual (orientação a indivíduos e famílias, avaliações sociais, perícia técnica em serviço social e acompanhamento de Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), envolvendo famílias); Direito difuso e coletivo; Recursos humanos; Assessoria institucional; Planejamento e organização do serviço social.

·       Defensoria Pública: avaliação/perícia social; atendimento aos/às assistidos/as, informações para acesso a serviços; atendimento sociojurídico; triagem de casos; participação em mediação de conflitos; participação em reuniões de conciliação; encaminhamentos à rede; planejamento, elaboração e execução de projetos sociais.

·       Execução Penal e Sistema Prisional: Avaliação social para fins judiciais e/ou processos avaliativos institucionais; Acompanhamento/orientação; Apoio no meio externo/articulação; Planejamento (planejamento e organização de projetos de trabalho para presos/as com deficiência, entre outros.); Saúde (execução de programas voltados para a saúde mental); Recursos humanos/gestão institucional.

·       Execução de medidas socioeducativas: Acompanhamento de adolescentes e famílias; Avaliação social; Articulação com a rede; Gestão, assessoramento; Recursos humanos.

·       Segurança pública - instituições policiais: orientação sobre procedimentos de coleta de provas, avaliação social, orientações a vítimas, acompanhar e orientar os/as servidores/as, desenvolvimento de ações socioeducativas referentes à qualidade de vida dos/as servidores, planejamento de políticas para os/as policiais e dependentes, mediação de 81Caracterização do sociojurídico: os espaços sócio-ocupacionais e o exercício profissional conflitos, triagem de casos, atendimento ao público em delegacias, supervisão de estagiários/as de serviço social e pesquisas sociais.

Que saber mais? Venha para Edufor, os melhores alunos, no melhor curso, na melhor Faculdade!

 

Emanuelle Pinheiro

Assistente Social

Administradora

Mestra em Desenvolvimento Socioeconômico

Olá, deixe seu comentário para O SERVIÇO SOCIAL NO SOCIOJURÍDICO

Enviando Comentário Fechar :/

Convênios / Edufor

Conheça as empresas conveniadas com a Faculdade Edufor.

X

Ouvidoria

Sua opinião é muito importante para nós!

Aguarde, enviando contato!
X

Assine nossa Newsletter

Quer ficar informado?

Assine nossa newsletter e receba nossas novidades em seu email!

Quer ficar informado?

Assine nossa newsletter
e receba nossas novidades em seu email!