#VaiDarCerto

Faculdade Edufor

IV Encontro de Estudantes do Curso de Serviço Social da Edufor (ENCESS)

IV Encontro de Estudantes do Curso de Serviço Social da Edufor (ENCESS)

IV Encontro de Estudantes do Curso de Serviço Social da Edufor (ENCESS)
  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Google Plus00
  • Compartilhar no Twitter

Aconteceu nos dias 26 e 27 de maio, o IV Encontro de Estudantes do Curso de Serviço Social da Faculdade Edufor São Luís (ENCESS), um momento muito importante promovido pela IES com a organização da coordenadora do curso de Serviço Social, profª Christiane Lima, juntamente com as professoras Enaire de Sousa e Izamara Sousa. Os debates e discussões tiveram como temática principal: “Direitos Humanos no Início do Século XXI: Desafios e Perspectivas para o Serviço Social”. E por que a escolha deste tema?

Os Direitos Humanos, enquanto normas e procedimentos que possibilitam uma pessoa ter direitos considerados inalienáveis, servem para proteger a condição humana de todo indivíduo. Sendo o Assistente Social um profissional que luta pela defesa dos direitos humanos, torna-se premente falar de um assunto cujas expressões na atualidade são marcadas por processos de retrocesso, no que diz respeito à sua defesa e consequente materialização.

No primeiro dia do evento as palestrantes convidadas foram Alessandra Pajama, Pedagoga e Especialista em Acessibilidade Cultural pela UFRJ, e Debora Jatahy, Assistente Social e Coordenadora do SEDIHPOP, com a temática Políticas Públicas, Direitos Humanos e Pessoas com Deficiência.

Neste sentido, de maneira enriquecedora os participantes puderam compreender que falar de acessibilidade para pessoas com deficiência vai além de uma mudança na arquitetura de locais. Não é reabilitar pessoas para se ‘enquadrarem’ na sociedade, e sim, promover oportunidades iguais e acesso a todos os recursos da sociedade: educação, novas tecnologias, saúde, atividades esportivas e de lazer, bens e serviços ao consumidor. Acessibilidade, que segundo estudos desenvolvidos por Sassaki (2002), pode ser: atitudinal, arquitetônica, comunicacional, instrumental, metodológica e programática.

No segundo dia, tivemos a oportunidade de debater sobre a temática: Trabalho pela Vida e Resistência dos Povos Originários e Comunidades Tradicionais. Um tema, inclusive, promovido pelo conjunto CFESS-CRESS, através da campanha Assistentes Sociais no Combate ao Racismo, que visa o fortalecimento de ações da categoria profissional no enfrentamento ao racismo no cotidiano profissional, sendo, portanto, uma pauta central para o Serviço Social.

Igor de Sousa, doutorando em Sociologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e Mestre em Antropologia Social pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), juntamente com Rosana Santos, membro da coordenação regional do Conselho Indigenista Missionário, foram os palestrantes do segundo dia.

Dentre os vários aspectos debatidos observou-se que, no contexto brasileiro, as relações sociais e econômicas desiguais são uma marca histórica que se materializa na vida cotidiana da população negra e povos indígenas. Desta forma, trabalhar na defesa dos direitos humanos, luta para a consolidação da democracia e ampliação da cidadania (CFESS, 2012) é mais do que uma urgência. E o Assistente Social, a partir das habilidades desenvolvidas durante a sua formação teórico-metodológica e técnica, é capaz de identificar, compreender e analisar os aspectos da realidade para assim executar seu trabalho com uma postura crítica e propositiva em diferentes espaços ocupacionais que demandam a presença deste profissional.

 

Por: Izamara Nunes Sousa

Assistente Social CRESS 2963

Especialista em Administração e Planejamento de Programas e Projetos Sociais- IESF- MA

Mestre pelo Programa de Desenvolvimento Sócioespacial e Regional da UEMA

Professora do curso de Serviço Social da Faculdade Edufor

 

Olá, deixe seu comentário para IV Encontro de Estudantes do Curso de Serviço Social da Edufor (ENCESS)

Enviando Comentário Fechar :/

Convênios / Edufor

Conheça as empresas conveniadas com a Faculdade Edufor.

X

Ouvidoria

Sua opinião é muito importante para nós!

Aguarde, enviando contato!
X

Assine nossa Newsletter

Quer ficar informado?

Assine nossa newsletter e receba nossas novidades em seu email!

Quer ficar informado?

Assine nossa newsletter
e receba nossas novidades em seu email!