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ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM SERVIÇO SOCIAL

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O Estágio Supervisionado em Serviço Social possui caráter primordial no processo de formação do (a) assistente social, e representa o momento de interlocução entre o acúmulo teórico adquirido ao longo da graduação e o desenvolvimento dos processos de trabalho profissionais.

Configura-se enquanto pré-requisito para a aquisição de registro profissional no Conselho Regional de Serviço Social (CRESS) e, além da figura do (a) estagiário (a), é necessário um (a) Supervisor (a) Técnico (a), representado (a) pelo (a) assistente social em campo que acompanhará o aprendizado cotidiano, e um Supervisor Docente, que será um (a) professor (a) da graduação em Serviço Social, responsável por orientar e avaliar a elaboração de projetos e relatórios.

O contexto pandêmico iniciado em 2020 e a consequente necessidade de isolamento social têm ocasionado ao Serviço Social desafios relacionados à disponibilidade de campos estágio, pondo em risco o processo de formação de inúmeros estudantes de Serviço Social país afora. O CRESS/MA sinalizou para a necessidade de que as exigências inerentes à realização do Estágio Supervisionado em Serviço Social não sejam inibidas mediante à pandemia e que, apesar do contexto, as instituições de ensino não devem abrir mão deste momento.

Seguindo as recomendações institucionais, o curso de Serviço Social da Faculdade Edufor tem se destacado por garantir aos discentes a realização do estágio obrigatório em diferentes campos, garantindo a continuidade do processo de formação e fornecendo um leque de instituições aptas a receber graduandos em Serviço Social.

Como grande diferencial, a Faculdade Edufor tem proporcionado acompanhamento aproximado do desenvolvimento do Estágio Supervisionado em Serviço Social, garantindo visitas regulares aos campos por parte dos Supervisores Docentes, a fim de que os graduandos tenham suas ações acompanhadas, ao tempo em que mantém o vínculo com a Faculdade. Ao longo dos últimos meses, os (as) alunos (as) de Serviço Social da Faculdade Edufor têm desenvolvido Projetos de Intervenção em seus campos de estágio, aprimorando competências e habilidades, além de contribuir com ações nas políticas de proteção social locais.

Abaixo, registro de Projeto de Extensão desenvolvido por Marcely Moraes no Centro Pop – Centro, instituição responsável por prestar serviços à população em situação de rua em São Luis – MA. A aluna identificou, durante seu estágio na instituição, que a presença de mulheres era restrita, apesar do elevado quantitativo de mulheres em situação de rua no município. Frente a esta situação, Marcely elaborou projeto com vias a atrair o público feminino, desenvolvendo palestras voltadas ao gênero e distribuição de material socioeducativo.

 

Por: Enaire de Maria Sousa da Silva

Especialista em Políticas Públicas

Mestranda em Desenvolvimento Socioeconômico

Professora do curso de Serviço Social - EDUFOR

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