Faculdade EDUFOR realiza ação de conscientização e prevenção ao HIV/AIDS

A ação foi organizada pelos cursos de Serviço Social, Enfermagem e Psicologia

Dezembro é o mês de alerta e conscientização sobre as infecções sexualmente transmissíveis e a Faculdade EDUFOR, em caráter social, realizou, ontem, domingo (20), na Av. Litorânea, uma ação de conscientização com a temática Dezembro Vermelho.

Organizada pelos cursos de Serviço Social, Enfermagem e Psicologia, a ação teve o intuito de informar a população sobre a necessidade de prevenção e tratamento da AIDS. Além das informações e esclarecimentos prestados pelos alunos dos cursos mencionados e pela professora Emmanueli Farah, foram realizados testes de glicemia e distribuição de kits de prevenção.

Durante a ação, os alunos foram supervisionados pelos professores Christiane Lima, Rafael Mondego e Camila Ribeiro, respectivamente coordenadores dos cursos de Serviço Social, Enfermagem e Psicologia.

É a Faculdade EDUFOR unindo esforços para cuidar do seu futuro!

Sobre o HIV, sua transmissão e prevenção

O vírus HIV pode ser transmitido pelo contato com sangue, sêmen ou fluidos vaginais infectados, ou compartilhamento de agulhas e seringas. Algumas semanas depois da infecção pelo HIV podem ocorrer sintomas semelhantes aos da gripe, como febre, dor de garganta e fadiga. A doença costuma ser assintomática até evoluir para a AIDS. Os sintomas da AIDS incluem perda de peso, febre ou sudorese noturna, fadiga e infecções recorrentes. Não existe cura para a AIDS, mas uma adesão estrita aos regimes antirretrovirais (ARVs) pode retardar significativamente o progresso da doença, bem como prevenir infecções secundárias e complicações.

A prevenção contra a infecção é a utilização de preservativos em todas as relações sexuais e o não compartilhamento de seringas, agulhas ou equipamentos de tatuagem.

Sendo assim, a prevenção, a testagem e o tratamento continuam sendo fundamentais para o controle e combate ao HIV.

Fonte: www.sc.gov.br

Departamentos de Auxílio para Infecções Sexualmente Transmissíveis em São Luís:

Serviço de Atendimento Especializado – SAE

Atende o usuário portador de DST/HIV e doentes de AIDS com assistência médica, de enfermagem, psicologia, fisioterapia, farmácia e orientação social com qualidade e resolutividade.

Endereço: Rua Gardênia Gonçalves, s/n – Bairro de Fátima

Atendimentos: Segunda a sexta, às 7h30

Segunda, quarta e quinta, às 13h30

Fone: (98) 3243-2105